Emanuel Swedenborg, nascido em Estocolmo a 29 de janeiro de 1688 e falecido em Londres em 29 de março de 1772 foi um polímata e espiritualista sueco, com destacada atividade como cientista, inventor, místico e filósofo.
Desenhou uma "máquina de voar", fundou a primeira Revista Científica da Suécia, publicou obras em campos tão diversos como a Geologia, a Biologia, a Astronomia e a Psicologia, e deu origem a uma nova religião, o Swedenborgianismo.
O sistema filosófico de Emanuel Swedenborg manteve-se como a interpretação humanista padrão dos escritos de Swedenborg Uma investigação detalhada do contexto filosófico e religioso do pensamento de Swedenborg pode ser esclarecedora sobre o mistério de como Swedenborg foi transformado de cientista em vidente. Existe uma linha de pensamento lógica e consistente desenvolvida desde as primeiras experiências da infância de Swedenborg até às suas declarações Teológicas mais maduras. A visão do mundo de base científica de Swedenborg não foi alterada pelas suas revelações religiosas - pelo contrário, as suas visões completaram e corroboraram o quadro.
Martinez de Pascoally era seu discípulo? A tese foi desenvolvida nos anos de 1952 e seguintes. Papus afirma que Martinez foi Iniciado por Swedenborg em Londres. Le Forestier nega esta conexão. Haveria semelhanças na doutrina entre Martinez e Swedenborg? Foi Swedenborg que iniciou isso; ele teria iniciado o pai de Martinez em Londres em uma Loja maçônica? Papus o afirma; Le Forestier nega. Ponto de vista do consultor astral contra o ponto de vista de um historiador. Ele teve contato com os verdadeiros Rosacruzes? A leste? Arábia ou uma viagem à China que afirma ter feito na juventude.
Algumas raras publicações em portugues das obras de Swedenborg, , lançadas no século XX foram:
A gênese da filosofia ‘sueca-borgiana’ é um retrato magistral e vivo de um dos pensadores mais notáveis da história.