Primeiro Imperator (1915 – 1939) da AMORC para as Américas do Norte e do Sul
Harvey Spencer Lewis nasceu na cidade de Frenchtown, Nova Jersey, em 25 de novembro de 1883. Seus pais dedicavam-se na época à educação, de modo que ele recebeu boa instrução.
Trabalhou como publicitário e ilustrador, e utilizou a experiência nessa área para mais tarde promover a AMORC no seu primórdio, através de impressos e livretos. Seus primeiros aprendizados Rosa-cruzes foram relacionados pelo seu interesse em fenômenos paranormais.
Convidado para viajar à Europa, à convite de um ramo da ordem na França, logo se relacionou com os Rosa-cruzes europeus e no final de sua viagem foi iniciado na ordem em Toulouse, por Raynaud E. de Bellcastle-Ligne.(Conde de Bellcastle).
Foi lhe dada a missão de levar o ideal Rosacruz à América (um pequeno grupo havia primordialmente feito um assentamento na Pensilvânia no início do século XVII, mas foi dissolvido após poucos anos), além de promover a modernização dos seus ensinamentos. Spencer Lewis estabeleceu a AMORC, tornou-se seu primeiro Imperator e escreveu o que viria a ser o cânone dos ensinamentos místicos da Ordem, em forma de monografias, devotando dali por diante sua vida em prol da AMORC. Lewis também fundou o Rosicrucian Egyptian Museum, em San Jose, Califórnia. Foi casado duas vezes. Sua segunda esposa foi Martha, com quem se casou em 1937. Juntamente com ela Lewis viajou ao Egito durante a Grand Tour da AMORC.
No passado Lewis manteve uma estação de rádio no Parque Rosacruz, mantendo programas diários voltados à música clássica e ao ensino do misticismo, e também concedeu inúmeras entrevistas a outras rádios. Ao que se saiba, parece ter sido a primeira iniciativa pioneira para implantação de uma Igreja por transmissões via ondas de rádio – PrÍstina Igreja da Rosa-cruz.
Lewis também foi um dos três Imperator da FUDOSI, e seu nome místico foi Sar Alden. Ele recebeu inúmeras Ordens Honorárias, Títulos e Graus, em agradecimento e reconhecimento por seu trabalho e boa vontade. Seu filho Ralph Maxwell Lewis tornou-se o segundo Imperator da AMORC, e escreveu a biografia de seu pai, intitulada Missão Cósmica Cumprida.