CAPELA TEMPLÁRIA ROTHLEY - INGLATERRA
Após a morte de Papus, a Ordem Martinista se ramificou.
No que tange a Ordem Martinista Britânica – BMO, ela foi fundada no dia 13 de outubro de 1991 na Capela Templária de Rothley, na Inglaterra, e preocupa-se com a perpetuação da Tradição em sintonia com os planos e com as orientações originariamente estabelecidos por Papus e no espírito da Tradição anteriormente difundida por Louis-Claude de Saint-Martin.
A BMO é uma Organização Esotérica sem fins lucrativos e possui como objetivo a amplificação da percepção espiritual individual para o aperfeiçoamento da humanidade e para o restabelecimento da divindade da humanidade. Propomos um caminho para o desenvolvimento espiritual através da reintegração do corpo, da alma e do espírito e para o despertar para o conhecimento íntimo e para a experiência do Divino presente em todas as coisas. Acreditamos, pois, em um Princípio Divino Último que pode ser designado por diferentes nomes. Nossa Tradição, a partir da linguagem e do simbolismo do esoterismo ocidental, procura equilibrar o conhecimento do coração com a filosofia, a vivência prática da mística com a sua teoria. Acreditamos que a elevação de nossa Sociedade depende do desenvolvimento de cada indivíduo.
Reunimo-nos regularmente em um ambiente ritualístico e, quer seja nesses encontros ou em nosso estudo pessoal, seguimos um estruturado e amplo curso de estudo e de instrução. Sempre respeitando as crenças dos demais Irmãos, entramos em rigorosos debates filosóficos a fim de nos conscientizarmos do que entendemos como sendo o Trabalho Interno em nossas atitudes e comportamentos. Exploramos, por fim, os muitos aspectos da Divindade de uma forma não dogmática.