Francisco Valdomiro Lorenz, por seu próprio nome František Vladimír Lorenc, nasceu em 24 de dezembro de 1872 às 23:12 em Zbyslav, Boêmia, em uma família pobre.
Ele foi um aluno muito talentoso desde cedo; aos 14 anos, ele falava alemão, francês, hebraico, grego, russo, inglês e latim. Ele supostamente falava 104 línguas, incluindo vinte línguas nativas americanas e maia moderno. Por meio do estudo de línguas, ele se familiarizou com a "alma de outros povos".
Ele se envolveu com o Ocultismo aos 18 anos, quando encontrou o Espiritismo pela primeira vez. Embora o Espiritismo o tenha seguido por toda a sua vida, seu principal interesse mudou para o campo do Hermetismo e do Martinismo. František Vladimír Lorenc se tornou um dos primeiros Martinistas tchecos. Ele provavelmente foi iniciado entre 21 de dezembro de 1892 e 3 de janeiro de 1893. No início de setembro de 1893, ele deixou a Boêmia e emigrou para o Brasil, onde depois de algumas periferias se estabeleceu nas colônias do Rio Grande do Sul. Como não havia médico na colônia, ele também começou a praticar Medicina e tratou a população local. Ele usou Magnetismo, Homeopatia, sugestão e ervas medicinais. De acordo com suas próprias palavras, ele também podia curar pela imposição de mãos. Ele teve um sucesso considerável nessa atividade - em dois anos, ele curou mais de 20 casos que os médicos disseram ser incuráveis. Com sua esposa, ele preparou medicamentos que teriam salvado mais de 500 pessoas durante a pandemia de gripe espanhola.
Em 1910, ele se juntou à Associação Esotérica ou Circulo Esoterico em São Paulo, onde também publicou seus 15 escritos básicos (sobre Ocultismo e Cura) e 15 traduções. Ele foi o principal autor brasileiro de livros sobre Espiritualismo, Astrologia, Ocultismo e Quiromancia. Suas publicações totalizam 83 itens.
Ele foi um Mestre da Loja Maçônica, um líder chefe do Círculo Esotérico da Comunhāo do Pensamento no Rio Grande do Sul, um Doutor em Cabala da Ordem Cabalística da Rosa + Cruz e um médium famoso.
Ele morreu em 24 de maio de 1957 em Porto Alegre, Brasil.
Estamos buscando informações de contato do portador da Linhagem Iniciática Martinista de Lorenzo no Brasil, bem como fotografias, cartas e versões digitais de suas obras.